CRÓNICAS DE FIM DE FÉRIAS II
Ao contrário dos poucos pontos negros que encontrei, é imperioso destacar os muitos pontos positivos que retive destas férias
Desde logo destaco a reconfiguração da denominada porta nova. Um bom exemplo do que pode e deve ser feito quando se intervém em património desta grandiosidade.
Destaco ainda a este nível a intervenção para o aproveitamento do interior das portas exteriores de Santo António atinente à construção do Centro de Estudos de Arquitectura Militar. Sem dúvida um equipamento que esta Vila de Almeida bem precisava e que vem definitivamente colocar Almeida na rota mundial dos estudos sobre a Arquitectura Militar Abaluartada.
A realização da 3ª Recriação Histórica do Cerco de Almeida, pelos invasores franceses é igualmente motivo de regozijo e de alegria para todos. Foi simplesmente brilhante e digna de uma Vila que ostenta uma história tão rica e tão nobre como Almeida,.
De referir a inauguração do Pavilhão Multiusos
Relativamente às festas em honra de Nossa Senhora das Neves destaco o excelente espectáculo protagonizado pelo grupo Santos e Pecadores na noite de 17 de Agosto de 2007. Vale a pena apostar em bons grupos musicais para abrilhantar as nossas festas pois é sucesso garantido. Destaco também o excelente espectáculo piro-musical na noite do arraial, algo a que já nos vamos habituando ano após ano bem como a ausência dos já célebres vendedores peruanos que vendem de tudo um pouco junto ao recinto das feiras. A sua ausência em nada mancha as festas. Bem pelo contrário.
Por ultimo gostaria de louvar a iniciativa Jogos de Verão 2007. Apesar do pouco público presente, a simples organização da mesma mostra vontade em inverter a tendência enraizada de nada se fazer durante os dias de verão. Talvez uns jogos com água chamassem mais público, dadas as altas temperaturas registadas. Fica a ideia.
A Exposição diversidades de José dos Santos Baptista e o 2º Festival Económico Raiano são iniciativas que igualmente merecem os meus parabéns. Eu ia ainda mais longe. Porque não pensar também numa Feira das Actividades Económicas já para o ano que vem? Fica a ideia.
A realização do concerto com os D`tacon, na noite de 31 de Agosto de 2007, abrilhanta com certeza a véspera da Feira Nova, que infelizmente já não é a feira de outros tempos.
Em suma, em Agosto de 2007 retive uma Almeida em crescimento sustentado e mutação constante capaz de ombrear com outros destinos turísticos de eleição. Retive muitas coisas boas e algumas (poucas) menos boas. A desertificação do interior também já se faz sentir em Almeida e os nossos emigrantes já pouco nos visitam no tradicional mês de Agosto ou no também chamado mês do emigrante. Os seus filhos (2ª geração) e os seus netos (3º geração) vêm de passagem ou por e simplesmente já não passam por aqui.
Agora que temos as melhores condições rodoviárias de sempre para cá chegar, começa a faltar o essencial: as pessoas. É preciso inverter esta tendência. Para tal temos de criar fontes de atracção para essas mesmas pessoas. Iniciativas como a Recriação Histórica são fundamentais. Mas a falta de uma piscina pública no interior ou no exterior da Vila de Almeida conduz muita juventude, e capitais, para concelhos limítrofes durante todo o dia deixando Almeida mais pobre e mais deserta. É seguramente a maior pecha que encontro actualmente em Almeida no Verão.
A ausência de um único café aberto no interior das muralhas durante o período da manhã e da noite dos dias 5 e 12 de Agosto de 2007, em nada abona para o turismo de uma Vila que se quer que seja um destino de eleição turística.
A recuperação do património edificado no interior das muralhas é hoje uma realidade e que se espera que continue em detrimento da nova construção.
ALMEIDA INSTITUCIONAL
ALDEIAS HISTORICAS DE PORTUGAL
GOVERNO CIVIL DA GUARDA - ALMEIDA
REGIÃO DE TURISMO DA SERRA DA ESTRELA
LOCALIZAÇÃO
DORMIR EM ALMEIDA
RESIDÊNCIAIS, TURISMO RURAL E DE HABITAÇÃO
COMER EM ALMEIDA
ALMEIDA EM BLOGS
CASA DO CONCELHO DE ALMEIDA EM LISBOA
ASSOCIAÇÃO NAPOLEÓNICA PORTUGUESA
IMPRENSA REGIONAL