O Tribunal de Gondomar leu esta sexta-feira a sentença do processo Apito Dourado, tendo a pena mais pesada sido aplicada a Valentim Loureiro.
O presidente da AG da Liga de clubes e da Câmara Municipal de Gondomar foi condenado por abuso de poder e ilibado do crime de corrupção.
Os árbitros e ex-árbitros Jorge Saramago, Licínio Santos, Pedro Sanhudo, João Macedo e António Eustáquio foram condenados e estão impedidos de exercer funções desportivas até três anos.
Pinto de Sousa, ex-presidente do Conselho de Arbitragem, e José Luís Oliveira, ex-presidente do Gondomar, foram igualmente condenados por abuso de poder e ilibados da acusação de corrupção.
Cinco arguidos foram absolvidos: um deles é Castro Neves, vereador da câmara de Gondomar, ilibado de todos os 19 crimes de corrupção desportiva activa.
O colectivo de juízes entendeu que o também director do Departamento de Futebol do Gondomar SC não tinha conhecimento «do acordo entre Pinto de Sousa e José Luís Oliveira a propósito da nomeação de árbitros para jogos do Gondomar».
Os árbitros Ricardo Pinto, Valente Mendes, José Manuel Rodrigues e Sérgio Sedas também foram absolvidos.
Além disso, o major perde o mandato de presidente da Câmara de Gondomar, por crime de prevaricação.
Comentário: Não, eles não são corruptos. Eles são é abusadores de poder, essa figura magnifica que o sistema juridico português resolveu de há uns tempos a esta parte começar a adoptar. Como eles são todos boas pessoas, as suas penas ficam assim suspensas por igual periodo ao condenatório. Ou seja, isto, tal como se previa, deu em nada.
Mas ainda há mais. O Major perde o mandato de Presidente da Câmara de Gondomar mas anuncia desde já que vai interpor recurso desta e das outras decisões que o condenaram. Agora sobe à Relação que se vier a confirmar a decisão da 1ª instancia o Major não perderá tempo e recorre para o Supremo. E quiçá para o Constitucional. Entretanto, claro, estamos em 2009, ano de Eleições Autárquicas e o Major já anunciou que se vai candidatar de novo e ganhar (será pelo PSD?)! Nem mesmo o Professor Karamba era capaz de visionar desta maneira o futuro!
No fim desta trapalhada juridica em que Portugal se encontra mergulhado, estou mesmo a vêr o Major e os outros a pedirem uma condenação do Estado Português por danos morais a patrimoniais e a receberem uma choruda indmenização por esses mesmos danos! Vale uma aposta?
ALMEIDA INSTITUCIONAL
ALDEIAS HISTORICAS DE PORTUGAL
GOVERNO CIVIL DA GUARDA - ALMEIDA
REGIÃO DE TURISMO DA SERRA DA ESTRELA
LOCALIZAÇÃO
DORMIR EM ALMEIDA
RESIDÊNCIAIS, TURISMO RURAL E DE HABITAÇÃO
COMER EM ALMEIDA
ALMEIDA EM BLOGS
CASA DO CONCELHO DE ALMEIDA EM LISBOA
ASSOCIAÇÃO NAPOLEÓNICA PORTUGUESA
IMPRENSA REGIONAL