Quinta-feira, 30 de Agosto de 2007

DE REGRESSO A LISBOA COM ALMEIDA NA MENTE!

 

CRÓNICAS DE FIM DE FÉRIAS II

 

Ao contrário dos poucos pontos negros que encontrei, é imperioso destacar os muitos pontos positivos que retive destas férias em Almeida. Um retrato rigoroso mas não exaustivo, como se compreende.

Desde logo destaco a reconfiguração da denominada porta nova. Um bom exemplo do que pode e deve ser feito quando se intervém em património desta grandiosidade.

Destaco ainda a este nível a intervenção para o aproveitamento do interior das portas exteriores de Santo António atinente à construção do Centro de Estudos de Arquitectura Militar. Sem dúvida um equipamento que esta Vila de Almeida bem precisava e que vem definitivamente colocar Almeida na rota mundial dos estudos sobre a Arquitectura Militar Abaluartada.

A realização da 3ª Recriação Histórica do Cerco de Almeida, pelos invasores franceses é igualmente motivo de regozijo e de alegria para todos. Foi simplesmente brilhante e digna de uma Vila que ostenta uma história tão rica e tão nobre como Almeida,.

De referir a inauguração do Pavilhão Multiusos em Vilar Formoso. Um equipamento moderno e muito importante para as populações de uma Freguesia que diariamente sofre as agruras do encerramento da sua fronteira.

Relativamente às festas em honra de Nossa Senhora das Neves destaco o excelente espectáculo protagonizado pelo grupo Santos e Pecadores na noite de 17 de Agosto de 2007. Vale a pena apostar em bons grupos musicais para abrilhantar as nossas festas pois é sucesso garantido. Destaco também o excelente espectáculo piro-musical na noite do arraial, algo a que já nos vamos habituando ano após ano bem como a ausência dos já célebres vendedores peruanos que vendem de tudo um pouco junto ao recinto das feiras. A sua ausência em nada mancha as festas. Bem pelo contrário.

Por ultimo gostaria de louvar a iniciativa Jogos de Verão 2007. Apesar do pouco público presente, a simples organização da mesma mostra vontade em inverter a tendência enraizada de nada se fazer durante os dias de verão. Talvez uns jogos com água chamassem mais público, dadas as altas temperaturas registadas. Fica a ideia.

A Exposição diversidades de José dos Santos Baptista e o 2º Festival Económico Raiano são iniciativas que igualmente merecem os meus parabéns. Eu ia ainda mais longe. Porque não pensar também numa Feira das Actividades Económicas já para o ano que vem? Fica a ideia.

A realização do concerto com os D`tacon, na noite de 31 de Agosto de 2007, abrilhanta com certeza a véspera da Feira Nova, que infelizmente já não é a feira de outros tempos.

 

Em suma, em Agosto de 2007 retive uma Almeida em crescimento sustentado e mutação constante capaz de ombrear com outros destinos turísticos de eleição. Retive muitas coisas boas e algumas (poucas) menos boas. A desertificação do interior também já se faz sentir em Almeida e os nossos emigrantes já pouco nos visitam no tradicional mês de Agosto ou no também chamado mês do emigrante. Os seus filhos (2ª geração) e os seus netos (3º geração) vêm de passagem ou por e simplesmente já não passam por aqui.

Agora que temos as melhores condições rodoviárias de sempre para cá chegar, começa a faltar o essencial: as pessoas. É preciso inverter esta tendência. Para tal temos de criar fontes de atracção para essas mesmas pessoas. Iniciativas como a Recriação Histórica são fundamentais. Mas a falta de uma piscina pública no interior ou no exterior da Vila de Almeida conduz muita juventude, e capitais, para concelhos limítrofes durante todo o dia deixando Almeida mais pobre e mais deserta. É seguramente a maior pecha que encontro actualmente em Almeida no Verão.

A ausência de um único café aberto no interior das muralhas durante o período da manhã e da noite dos dias 5 e 12 de Agosto de 2007, em nada abona para o turismo de uma Vila que se quer que seja um destino de eleição turística.

A recuperação do património edificado no interior das muralhas é hoje uma realidade e que se espera que continue em detrimento da nova construção.

Tags:
publicado por ALMEIDA, ESTRELA DE PEDRA às 16:56

link do post | comentar | favorito
|
2 comentários:
De Aristides a 4 de Outubro de 2007 às 23:14
Gonçalo: Quantos mais blogues existirem que divulguem esta terra magnífica que é Almeida, melhor!
Deixo aqui um incentivo para que não desista do blogue e contribua para esta batalha que é de todos
Um abraço
De Gonçalo a 9 de Outubro de 2007 às 15:26
Caro Aristides: de certeza que não vou desistir do Blogue pois Almeida e as suas gentes mereçem ser divulgadas amplamente. Só peço desculpa pelas actualizações do Blogue pois não são tão frequentes conforme é meu desejo. Mas prometo que vou fazer os possiveis por ir "postando" assuntos de interesse para o Concelho de Almeida.
Um abraço.

Comentar post

Almeida no Coração

Arquivo do Blog

Fevereiro 2011

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Agosto 2007

Links

Onde está quem nos visita

O Tempo em Almeida

Weather Forecast | Weather Maps

ULTIMAS DE PORTUGAL E DO MUNDO

Em Almeida são agora: