Terça-feira, 27 de Maio de 2008

"QUEM VOS AVISA VOSSO AMIGO É!"

 

CLIQUE NAS IMAGENS

 

 

 "Mas quero falar de Carlos César e dos socialistas açorianos. Quero saudá-los e agradecer-lhes por, num momento difícil, terem sabido defender e reforçar uma grande bandeira social da democracia portuguesa: o Serviço Nacional de Saúde. Quero dizer-lhes que então, mais do que um socialista do continente, eu me senti um socialista açoriano, na tradição do grande Antero que, pelo menos nesta sua terra, se tem sabido preservar e renovar. Mesmo numa situação difícil à escala global, os socialistas açorianos estão a mostrar que é possível fazer diferente, resolvendo os problemas sem perder a alma e sem se sujeitarem às receitas do pensamento único neo-liberal. Carlos César está a seguir uma via própria, sem descaracterização ideológica. Há aqui uma matriz que não foi esquecida e que está a ser aplicada na saúde, na educação, na administração pública, na atenção e na solidariedade para com os mais desfavorecidos, os mais idosos, os mais jovens.
Há uma via açoriana que honra o socialismo português e a herança moral de Antero, uma via sobre a qual seria bom que se reflectisse no continente, uma via e uma experiência de governo que conferem a Carlos César uma dimensão e uma responsabilidade, não apenas regional, mas nacional.
O que é que isto tem a ver com a poesia? Tem muito. Porque a política não é tecnocracia, nem estatísticas, nem números. Mais do que nunca é preciso restituir à política uma dimensão humanista. Um pouco mais de sonho, um pouco mais de golpe de asa. Ora isso tem a ver com a poesia. "

 

 

Manuel Alegre no lançamento de "Escrito no mar - Livro dos Açores"
em 26.03.2008 no Palácio de Sant`Ana, em Ponta Delgada

Tags:
publicado por ALMEIDA, ESTRELA DE PEDRA às 11:53

link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De Manuel Norberto Baptista Forte a 27 de Maio de 2008 às 19:24
"...Se o não fizerem, o PCP e o Bloco de Esquerda - e os seus lideres - continuarão a subir nas sondagens. Inevitavelmente. É o voto de protesto, que tanta falta fará ao PS em tempo de eleições.".
Dr. Mário Soares e como o Sr. ainda pensar, porque continua(m) a ter receio que o P. C. P. - Partido Comunista Português, e os verdadeiros Socialistas, sejam os baluartes do Socialismo revolucionário, convictos desde a primeira hora, e desde a primeira hora a lutarem por uma sociedade mais igualitária, sem fazerem alianças com Partidos de Direita (lembrar-se-à certamente do pouco duradoiro "casamento" entre P.S. e C.D.S., e agora mais recentemente do "Pacto"(!?) com o P.S.D., para a Revisão do Código de Processo Penal, e a tentativa para a Revisão da Lei das Autarquias Locais? ); sim, porque omite a realidade, e vem agora com o "aviso" (!?) de que a insatisfação palpável no dia a dia na sociedade Portuguesa pode ser motivo em próximas Eleições de mais votos no P.C.P. e até no B.E.? Não aceita a insatisfação dos Portugueses perante o engano que representaram as não começadas a cumprir "promessas Socráticas", e a anterior Governação de dez anos do P.S.D., com mais um "prolongamento" 2003/2004?.
Dr Mário Soares, os Comunistas nunca comeram criancinhas ao pequeno almoço, nem deram injecções atrás da orelha aos idosos. Pela força da sua imensa razão o P.C.P. e os Comunistas em Portugal hão-de chegar mais alto.
“não é um socialista de plástico”. Sr. Deputado Manuel Alegre, também penso que a pessoa por si citada, não o será, até mesmo dentro do "unverso" em que se situa políticamente, mas porque o Senhor de "vez em qando" só assim é que age públicamente e consecutivamente dizendo:"...é preciso restituir à política uma dimensão humanista..."?. Porque é que também o Senhor que sofeu as agruras do fascismo, e sofre com as imperceptibilidades internas e externas do seu Partido, se sente "mais Socialista" nos Açores?.
Meus Senhores, a verdadeira Esquerda (e vocês quem ela é) não é um "perigo"; pelo contrário.
O tempo foi, é, e será sempre o melhor conselheiro.

Comentar post

Almeida no Coração

Arquivo do Blog

Fevereiro 2011

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Agosto 2007

Links

Onde está quem nos visita

O Tempo em Almeida

Weather Forecast | Weather Maps

ULTIMAS DE PORTUGAL E DO MUNDO

Em Almeida são agora: